quinta-feira, 31 de março de 2011

MAFFEI: UMA AULA MAGISTRAL - 1

Com muita alegria, convidamos todos a fazer uma verdadeira viagem no tempo e assistir a uma aula do Mestre Walter Edgard Maffei, a discorrer sobre a alergia, um dos temas centrais da sua visão sobre a medicina.

Será uma bela oportunidade para matar as saudades desse professor inesquecível, cujos conceitos marcaram profundamente a formação das diversas turmas da Faculdade de Medicina de Sorocaba (e também da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo) que tiveram o privilégio de receber os seus ensinamentos.

Concordando ou não com ele, todos os seus alunos sempre reconheceram a importância das suas ideias para a formulação de um pensamento crítico em relação à prática da medicina, essencial para que esta possa ser tratada como uma verdadeira ciência.

A gravação da aula (cuja data em que foi ministrada desconhecemos) está dividida em vinte partes, cada uma com aproximadamente dez minutos; vamos a ela:

parte 1:
parte 2:
parte 3:
parte 4:
parte 5:
parte 6:
parte 7:
parte 8:
parte 9:
parte 10:
parte 11:
parte 12:
parte 13:
parte 14:
parte 15:
parte 16:
parte 17:
parte 18:
parte 19:
parte 20:


2 comentários:

decifrandoobicho disse...

Caros Colegas
É com enorme emoção que assisti os vídeos veiculados, e com os ensinamentos de nosso "sempre presente" Professor Maffei e nos causa enorme satisfação em ouvíamos há mais de 35 anos atrás, são verdades ainda hoje e serão no futuro. Um visionário, gênio. Teve importância enorme em nos sedimentar o senso crítico..."quando se fazia Medicina..."
Um abraço enorme a todos
Daniel Raicher

Inês disse...

Que previlégio ter ouvido e visto tão perto esse nosso Grande Mestre, pensador da arte e ciência Médica.
Obrigada ao blog por essa postagem maravilhosa.

Inês