sábado, 28 de maio de 2011

PROFESSOR JOSÉ ROSEMBERG

clique sobre a foto para ampliá-la
O texto reproduzido abaixo foi escrito por Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg, que foi casada com o inesquecível Mestre José Rosemberg, Professor Titular da Cadeira de Tisiopneumologia da Faculdade de Medicina de Sorocaba e Diretor da escola, de quem tivemos a honra de ser alunos no quinto ano; o artigo, escrito em 2009, é uma homenagem à memória do saudoso Mestre pelo transcurso do centenário do seu nascimento; vamos a ele:
______________________________

JOSÉ ROSEMBERG (1909-2005)
UM DOS PIONEIROS DA LUTA
CONTRA O TABAGISMO NO BRASIL

José Rosemberg, filho de Emanuel Rosemberg e Eugenia Rosemberg, nasceu em Londres, Inglaterra, em 19 de setembro de 1909, e veio para São Paulo aos 6 anos de idade, naturalizando-se brasileiro. Em 1928, graduou-se em farmácia e, em 1934, em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Professor Titular de Tuberculose e Doenças Pulmonares durante mais de quatro décadas e Diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rosemberg foi uma das primeiras vozes que colocou, no Brasil, o tema tabagismo. Já tinha um reconhecimento nacional e internacional no controle da tuberculose quando, na década de 1970, com mais de 60 anos de idade entrou de forma corajosa em um tema novo que não tinha ainda nenhuma base nacional. Ele veio a público, falou com a imprensa, ensinou seus alunos, escreveu livros, cruzou este País desfraldando a bandeira de luta contra o tabaco sendo, portanto, iniciador de uma massa crítica brasileira no combate ao fumo.

Foi Presidente do I Congresso Brasileiro sobre Tabagismo, realizado no Rio de Janeiro, em 1994, e Presidente de Honra dos quatro congressos seguintes, ocorridos, respectivamente, em Fortaleza (1996), Porto Alegre (2000), Brasília (2002) e Belo Horizonte (2004).

Em sua luta contra o tabagismo, Rosemberg foi membro do Grupo Assessor do Ministério da Saúde para o Controle do Tabagismo no Brasil, de 1985 a 1993; presidente do Comitê Coordenador do Controle do Tabagismo no Brasil, de 1987 a 2005; membro da Câmara Técnica de Tabagismo do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do INCA-MS, de 1993 a 2005; assessor técnico em tabagismo da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, de 1999 a 2001.

Foram muitas as condecorações e os títulos honoríficos que lhe foram outorgados por instituições governamentais e ONGs. Citamos apenas algumas: a OMS conferiu-lhe a Medalha “Tabaco e Saúde” pelas pesquisas e luta contra o tabaco no Brasil, em 10 de novembro de 1991; o Comitê Latino Americano Coordenador do Controle de Tabagismo o proclamou Presidente Honorário, em 25 de janeiro de 1995, na Cidade do México; a Secretaria Nacional Anti-Drogas da Presidência da República, em 19 de junho de 2002, conferiu-lhe o diploma “Mérito pela Valorização da Vida”; a Secretaria de Justiça e Defesa do Cidadão do Estado de São Paulo, em 26 de junho de 2002, conferiu-lhe um diploma por sua luta anti-drogas.

Rosemberg publicou quatorze livros e mais de duzentos artigos científicos em revistas médicas nacionais e estrangeiras. Dentre os livros relacionados ao tabagismo citamos: "Tabagismo: Fisiopatologia e Epidemiologia", publicado pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo, 1977; "Tabagismo: Sério Problema de Saúde Pública’, publicado pela editora Almed-Edusp - São Paulo, 1981. Esta obra foi laureada pela Academia Nacional de Medicina; "Métodos para deixar de fumar", com a colaboração de Vera Luíza da Costa e Silva, publicado pelo Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 1986; "Tabagismo e Câncer", publicado pelo CEBRAF, Senado Federal, Brasília, 1991; "Informações Básicas sobre o Tabagismo", publicado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 1996; "Cartilha sobre Tabagismo", publicado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, 1997; "Temas sobre o Tabagismo", publicado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 1998; "Nicotina", publicado pelo Colegio Medico del Peru, Colcit, Lima, 1999; "Pandemia do Tabagismo. Enfoques Históricos e Atuais", publicado pela Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, 2002 e "Nicotina: Droga Universal", com a colaboração de Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg e Marco Antonio de Moraes, publicado pelo INCA-MS e pela SES/CVE, São Paulo, 2003.

As repercussões científicas e práticas de seu trabalho, exemplificadas por suas pesquisas sobre a vacinação BCG indiscriminada (direct vaccination), a proteção anti-leprótica pelo BCG e o tabagismo e seus malefícios à saúde, alçaram-no ao umbral das grandes personalidades médicas do século XX.

No ano de seu centenário de nascimento reverenciamos a memória de JOSÉ ROSEMBERG, enaltecendo o esforço de toda a sua longa e profícua existência dedicada ao controle da tuberculose e do tabagismo, em nosso País.
Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg
Médica, Mestra em História-PUC-SP
Fortaleza, 15 de outubro de 2009.




Um comentário:

ana margarida disse...

Doces lembranças do meu inesquecível Rose.