domingo, 11 de setembro de 2011

NOSSOS MESTRES - 17

Professor Benjamin José Schmidt
clique sobre a foto para ampliá-la

O Professor Clóvis Duarte Costa, um dos nossos mestres na Disciplina de Pediatria da Faculdade de Medicina de Sorocaba, publicou, em 2007, na Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba (volume 9, nº 2, p. III), um interessante artigo sobre a enorme contribuição do Professor Benjamin José Schmidt (falecido em 6 de junho de 2009), titular dessa Cadeira, para a medicina brasileira, especialmente no que concerne à triagem neonatal por meio do chamado teste do pezinho, que permite a detecção precoce de diversas doenças que podem afetar o recém-nascido.

É com alegria que lembramos o fato de termos sido alunos do Professor Benjamin José Schmidt (presidente da cerimônia da nossa colação de grau), que agregou à escola uma orientação firmemente assentada no estudo sistemático da matéria e um rigor científico nos trabalhos e pesquisas que se produziram na Cadeira de Pediatria.

Pelo seu enorme valor — particularmente para os integrantes da XX Turma de Medicina, que tiveram o privilégio de ter a ambos como mestres durante a passagem pela Faculdade de Medicina de Sorocaba permitimo-nos reproduzir, com os devidos créditos, esse artigo do Professor Clóvis Duarte Costa; ei-lo:
____________________

BENJAMIN JOSÉ SCHMIDT, ESTE PROFESSOR JAMAIS SERÁ ESQUECIDO!


Clóvis Duarte Costa
Professor do Depto. de Medicina - CCMB/PUC-SP
Rev.Fac.Ciênc.Méd.Sorocaba, v. 9, n.2, p. III, 2007

Ano de 1968, um novo professor viria dirigir a Disciplina de Pediatria da Faculdade de Medicina de Sorocaba. Mesmo sendo um nome conceituado, estávamos na expectativa de como caminharia a cadeira a partir de então.

Na ocasião, Pediatria era matéria ministrada no quarto ano da faculdade, ano que eu cursava. O professor parecia bastante interessado e disposto a conduzir essa especialidade clínica em Sorocaba. Tratava-se do professor titular Benjamin Schmidt, que também era professor da Escola Paulista de Medicina, atual Unifesp.

Ao assumir a disciplina em Sorocaba, contou com o apoio da doutora Rudecinda Crespo, sua colega de classe na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e também dos professores Edmar Evangelista Barreiros, Maria Antonieta Zucca Gutierres e Paulo Camilo Cury.

No ano seguinte, instituiu a Residência em Pediatria, a primeira em Sorocaba a formar especialistas reconhecidos pela Associação Médica Brasileira. Estamos neste ano de 2007, formando a 38ª turma de residentes em Pediatria! São da 1ª turma: Izonete Tereza Palmieri (continua como docente na disciplina) e José Roberto Ferreira; da 2ª, Euclides Martins Oliveira Filho e César Cassar; 3ª, Antonio Fábio Corte Real, Carlos Lazar, Clóvis Duarte Costa e assim por diante... Vieram médicos de outros países para a Residência, entre eles, Blaise Bourgeois (Suíça), que atualmente é professor de neuropediatria em Harvard, EUA.

Naquela época, o professor Benjamin já antevia que, futuramente, a Clínica Pediátrica seria dividida em áreas, semelhantemente a dos adultos, tais como neurologia, gastroenterologia, etc. Trouxe professores de diversas áreas, tanto do Brasil quanto do exterior, que participavam de reuniões discutindo casos e temas. Foi pioneiro ao criar setores para estudos e pesquisas nas diferentes áreas: neurologia (Oriene de Mattos Machado); fez professores da Clínica Médica se interessarem e atuarem na Pediatria, tais como Maria Eunice Del Fiol (cardiologia), etc. Não havendo disponibilidade na área, passou a encaminhar professores da disciplina para os serviços conceituados de todo o mundo: nefrologia (Antonio Fábio Corte Real/México), neonatologia (Euclides Martins Oliveira Filho/Paris e Rudecinda Crespo/Barcelona), gastroenterologia (Clóvis Duarte Costa/Barcelona), endocrinologia (mestra Alcinda Aranha Nigri/Buenos Aires) e outros que não se tornaram docentes.

Atualmente, a disciplina de Pediatria conta com mais cinco docentes, a saber: Rodrigo Crespo Barreiros (doutor) e os mestres José Inácio Pereira da Rocha, Izilda das Eiras Tâmega, Celeste Sardinha Oshiro e Marta Wey Vieira.

Na sua trajetória pediátrica em Sorocaba, foi orientador de teses de doutorado (Rudecinda Crespo e Clóvis Duarte Costa) e mestrado (Clóvis Duarte Costa, José Luciano Pereira e José Eduardo Gomes Bueno de Miranda). Por outro lado, oficializou intercâmbios para os doutorandos em Memphis, nos EUA, e na França, em Lille, e, posteriormente, Paris.

O professor Benjamin foi fundador das Sociedades Brasileira e Latino-Americana de Pediatria. Em 1980, foi eleito presidente da Associação Internacional de Pediatria, cargo que ocupou por dez anos, sendo o único brasileiro a presidir essa Associação. Responsável por implantar no Brasil, em 1976, a triagem neonatal/teste do pezinho, em setembro de 2006 mereceu reconhecimento internacional através do Robert Guthrie Award, premiação instituída pela International Society of Neonatal Screening (Associação Internacional da Triagem Neonatal), entregue no Japão. “O prêmio representa a dedicação de uma carreira e uma vida à busca de conhecimento para tornar a vida do ser humano melhor”, disse sua esposa Sima Schmidt, sempre solidária. Por tudo que foi dito, pode-se deduzir a importância de um médico brasileiro à Pediatria nacional e, felizmente, para a nossa Faculdade!

Nos últimos anos, o professor Benjamin encontra-se afastado da Faculdade por motivo de saúde, significando uma grande perda não só para a Universidade, mas principalmente para a nossa Pediatria. A sua escola será sempre lembrada não só pelos inúmeros e importantes trabalhos que realizou em todos os setores da Pediatria, como pelas publicações em revistas nacionais e estrangeiras que tiveram grande influência no progresso da especialidade. Será lembrado ainda, com muito carinho, principalmente pelos inúmeros pediatras aqui formados e seus seguidores nos quatro cantos do País, também criadores de pólos que promoveram o progresso da Pediatria.

Com certeza, deixei de mencionar outros tantos fatos importantes. Em poucas palavras, quero expressar a esse querido mestre a nossa eterna gratidão pelos ensinamentos, oportunidades e incentivo. Sua importância pela contribuição e desempenho à Pediatria não foi apenas na Faculdade de Medicina de Sorocaba, mas principalmente dentro da Universidade Católica de São Paulo. Guardem bem o seu nome, Benjamin José Schmidt, pois este professor jamais será esquecido!
____________________

Nenhum comentário: